Índice ESG

Postado dia 27 / 08 / 2020
por umgrauemeio

O movimento moderno a favor do investimento sustentável começou a ganhar terreno no final dos anos 90. Nos últimos anos, o foco para os temas relacionados ao meio ambiente e aos direitos humanos tem crescido de forma exponencial, conduzindo o mercado de investimento para mudanças decisivas. As empresas estão sendo “convidadas” a abraçar a responsabilidade pelo impacto que elas geram no planeta, e o índice ESG, tem grande parte nisso.

O que é o índice ESG?

Environmental, Social and Governance (ESG), que traduzido do inglês significa: Ambiental, Social e Governança, é o índice que se refere aos critérios centrais na mensuração da sustentabilidade e do impacto social de um investimento em empresa ou negócio. Seu objetivo é incitar as empresas a contemplarem a importância de um comportamento ético para contribuir no desenvolvimento econômico, conjuntamente atuando na prosperidade da comunidade local e da população como um todo.

Estes três princípios criam um recorte no mercado de ações, pois cada vez mais há pressão dos acionistas e da sociedade para que as empresas sejam mais conscientes em sua condução. Para exemplificar, um relatório da ONU mostrou que havia US$86 trilhões aplicados em ativos sustentáveis em 2019. Esse valor é o dobro do que havia 5 anos antes, o que indica que há uma crescente valorização dos investidores nos ativos de um índice ESG.

Sabe-se que a empresa que integrar elementos de sustentabilidade em sua estratégia pode, definitivamente, ter impacto sobre sua receita. Estas, apresentam melhores resultados a longo prazo, tendem a ser melhor geridas, fidelizando os funcionários e se firmando no mercado. Por isso, também é muito lucrativo para os investidores que buscam preservação de capital, aplicar nesse índice.

Como funciona?

O investimento sustentável é um segmento em rápida ascensão na gestão de ativos, bem como um dos mais complexos. O índice ESG organiza uma carteira de ações teórica com uma base de fundamentos, que compartilham muitos critérios de avaliação focados em diferentes aspectos.

São estes alguns deles:

Ambiental — risco ambiental, auditorias, incidentes poluidores, estratégias de reciclagem, ações ambientais;

Social — adesão a quotas de diversidade e inclusão, cultura corporativa, preocupação com saúde dos empregados, trabalho voluntário, ações filantrópicas;

Governança — compliance financeiro, saúde fiscal e financeira, gestão de talentos, estratégia de ação, prevenção de acidentes de trabalho.

Ao serem avaliadas em todos esses critérios, as empresas passam a constar ou não em um índice ESG. A partir daí, a oscilação das suas ações afeta a valorização do índice, assim como no Ibovespa e outros.

As empresas precisam desenvolver uma estratégia de inteligência em sustentabilidade com total compreensão dos riscos e oportunidades disponíveis para elas, reconhecendo a importância de uma abordagem consciente para que possam desenvolver uma economia em harmonia com o planeta em que vivemos.

Mudanças no clima já começaram a afetar os negócios, com condições climáticas extremas, inundações, incêndios florestais e secas, ameaçando os ativos e as cadeias de suprimento da empresa.

A comunidade de serviços financeiros está bem ciente desse desafio e muitos gestores de fundos profissionais estão agora procurando maneiras de integrar dados ESG em suas abordagens de investimento, para gerenciar melhor os riscos e encontrar oportunidades em um mundo em constante mudança.

À medida que o ambiente evolui, as empresas que demoram a mudar terão mais dificuldades, já as empresas que melhoram sua eficiência energética e criam novos produtos e serviços socialmente responsáveis, sobreviverão.

Últimas postagens

Na umgrauemeio, o algoritmo que combate incêndios florestais

Na umgrauemeio, o algoritmo que combate incêndios florestais

Fundada em 2016, startup se prepara para fazer sua primeira rodada de captação, de olho também no mercado internacional Matéria original publicada na Capital Reset. Um sistema proprietário que emprega inteligência artificial permite à Um Grau e Meio, antiga Sintecsys,...

Algoritmo Contra O Fogo

Algoritmo Contra O Fogo

“Quando começa todo incêndio pode ser apagado com uma pisada”, comenta o nosso CEO Rogerio Cavalcante nesta matéria para Época NEGÓCIOS.    

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PortuguêsEnglishEspañolFrançais