Capitalismo Sustentável

Postado dia 31 / 10 / 2020
por umgrauemeio

Tudo o que é útil para a humanidade requer o gasto de energia para ser feito. Economias capitalistas são eficientes e tremendamente produtivas. Mas esse formato econômico não é nada sustentável, consome de forma irracional os recursos e a energia, a qual depende para garantir sua produtividade futura.

O sistema atual estimulou muito o crescimento econômico, o desenvolvimento individual e o empreendedorismo. Ao mesmo tempo, nenhum outro sistema distribui tão mal a riqueza gerada, consome tão excessivamente recursos naturais nem se apoia, de forma tão contundente, numa visão utilitária das pessoas, abrindo mão de valores humanos em nome de números e balanços favoráveis.

A utilidade da energia humana já é um produto para a sociedade, como nosso trabalho e ideias. As economias capitalistas não são socialmente sustentáveis. A eficiência econômica propõe que as pessoas se relacionam entre si de forma impessoal. As economias capitalistas modernas transformaram as relações humanas em transações econômicas, acelerando assim o esgotamento da energia social.

O desenvolvimento econômico deve respeitar o fato de que o mundo é um ecossistema, dos quais nós seres humanos, somos uma parte e estamos todos interligados..

Em uma economia linear, como o capitalismo, o que importa é o capital. Produzir e vender de forma incessante, acumular recursos e o desenvolvimento econômico a qualquer custo. Já o capitalismo sustentável procura imitar os processos naturais da vida e sistemas biológicos através do ciclo fechado da economia circular, que se baseia no reduzir, reutilizar e reciclar.

O capitalismo sustentável promove o capitalismo social, natural e responsável. É uma concepção do capitalismo na qual se incorporam os princípios do ecologismo aos objetivos do mercado. Reduzindo o impacto meio ambiental das mercadorias e dos processos de produção, através da reciclagem ou da maior eficiência energética e tecnológica. Esta visão sustenta que o crescimento econômico é compatível com a conservação da natureza sem reduzir as taxas de benefício.

Uma economia sustentável não é uma opção é uma necessidade, se quisermos ter um futuro para a humanidade. Juntos, podemos e devemos construir uma nova economia e uma sociedade sustentável.

A sustentabilidade tem sido, uma espécie de guia de revisão do sistema que é o estabelecido hoje. A medida em que pregamos um novo jeito de pensar e fazer negócios, mais ético, íntegro, transparente, responsável, somos mais respeitosos e cuidadosos com os seres humanos e em relação ao planeta terra.

A sustentabilidade não deve e não é uma forma de lucrar mais. Esse pensamento seria andar no sentido contrário. Mas, nem todas corporações e sociedades veem a sustentabilidade como uma forma de “fazer diferente”. O enfoque de sustentabilidade ambiental deve incorporar a multiplicidade de aspectos econômicos, sociais, culturais etc.

Além de lucro, empresas devem gerar bem-estar social para sociedade. A responsabilidade corporativa orientada por compromissos como os de entregar valor ao cliente, promover o desenvolvimento amplo, a diversidade e a inclusão dos colaboradores, atuar sob a influência de rigorosos princípios éticos e de transparência, proteger o meio ambiente e as comunidades e gerar valor de longo prazo. Na prática, sustentabilidade significa cada vez mais retorno líquido e certo.

Últimas postagens

Na umgrauemeio, o algoritmo que combate incêndios florestais

Na umgrauemeio, o algoritmo que combate incêndios florestais

Fundada em 2016, startup se prepara para fazer sua primeira rodada de captação, de olho também no mercado internacional Matéria original publicada na Capital Reset. Um sistema proprietário que emprega inteligência artificial permite à Um Grau e Meio, antiga Sintecsys,...

Algoritmo Contra O Fogo

Algoritmo Contra O Fogo

“Quando começa todo incêndio pode ser apagado com uma pisada”, comenta o nosso CEO Rogerio Cavalcante nesta matéria para Época NEGÓCIOS.    

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PortuguêsEnglishEspañolFrançais